Páginas

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Pontas Brancas/Duplas no Cabelo - Como Cuidar?



Bom dia, amadas!
O assunto desse post vão ser as “pontinhas brancas” que às vezes aparecem no cabelo.  Quem já teve/tem sabe de como esse problema incomoda. Você cuida do cabelo com amor e carinho, ele fica lindo no comprimento, mas as pontas ficam cheias de pontinhos branquinhos. De quebra, vem de brinde um ressecamento máster, e uma aparência de vassoura de bruxa. Como fazer?

Primeiramente, é necessário entender porque essas pontinhas aparecem e o que elas são. As pontas do cabelo são extremamente mais suscetíveis a danos do que o resto do cabelo. Se você faz química, por exemplo, enquanto sua raiz recebeu uma, no máximo duas vezes um produto, sua ponta já recebeu dezenas de vezes. Além disso, recebem pouca ou nenhuma oleosidade natural, e sofrem mais com o atrito (elásticos, pentes e escovas), calor (água quente, secador e chapinha), sprays para cabelo, tinturas, luzes, sol, cloro, água do mar... Tudo o que de alguma forma represente dano ao cabelo, incide de forma maior e mais agressiva nas pontas. 

Naturalmente, portanto, elas sofrem maior desgaste, quebra e ressecamento que o resto do cabelo. Então, o que são essas pontinhas brancas? É uma evolução desse desgaste, é quando as pontas do seu cabelo estão tão ressecadas a ponto de o desgaste evoluir a uma ruptura da ponta, que fica branca. Se a pessoa deixa pra lá, e insiste na rotina de danos, essa ponta branca evolui pra ponta dupla, tripla, e por fim, pra chamada vassourinha (também conhecida como ponta múltipla).



Mas então... qual a solução?

TESOURATERAPIA.

Aqui eu me permito fazer um adendo. Vários blogs net afora divulgam dicas e mais dicas para resolver pontas duplas, ressecadas, e até corte químico sem cortar o cabelo. Sou severamente contra esse tipo de posicionamento. Se um profissional, que fez inúmeros cursos e fez de cuidar de cabelos seu meio de vida indica a tesoura, não acho válido um blogueira sem experiência nesse sentido indicar o contrário. Há problemas que só a tesoura resolve. As pontinhas brancas são um deles. E eu sou daquelas que prefere um cabelo curto, mas bonito, do que longo e detonado.

E muita gente se pergunta porque, mesmo depois de aparar as pontinhas, algumas não somem ou voltam rápido. É que, principalmente para quem tem cabelo repicado ou em camadas, aparar pontinhas é algo complicado. Às vezes o corte não pega todas as mechas e fios do cabelo, e sobra algum com a pontinha branca, ou com a iminência de ter. O truque então, é pedir ao cabelereiro que divida seu cabelo seco em várias mechas (como eles fazem pra fazer chapinha) e, mecha por mecha, vá cortando o excesso de ressecamento/quebra/pontas brancas e duplas do seu cabelo. Só depois de ter feito essa “limpeza” nas suas pontas, lavar e dar o corte. Vai diminuir um pouco mais do tamanho, mas compensa no resultado.

Depois, tem que fazer hidratações semanais sem pena, porque se a sua ponta começou a abrir uma vez, é sinal que o resto do seu cabelo está bem fragilizado.

E pra prevenir, como faz? Primeira coisa, hidratações semanais. Uma semana, com uma máscara emoliente (silicone, oliva, argan, tutano, lanolina, colágeno), e na outra com uma reconstrutora (queratina, aminoácidos). Ainda, tomar cuidado ao desembaraçar o cabelo, pra evitar a quebra, usar bons shampoos, evitar a dupla secador + chapinha, e, quando usar, investir num bom protetor térmico. Ainda, espaçar bem o uso de químicas, tipo tinturas, descolorantes, alisantes e progressivas, e nos intervalos entre elas, intensificar as hidratações.

Não há milagre para evitar danos no cabelo, ainda mais nos dias atuais, nos quais o acesso a diversos meios para mudar o visual é fácil e a custos baixos. Mas o cuidado periódico auxilia, sim, na obtenção de um cabelo bonito.

Beijos!

2 comentários:

  1. Flor, olha a um bom tempo sigo suas dicas (smp cortando as pontas e hidratação smp) e faço o Cronograma Capilar direitinho porém smp volta essas malditas pontas, o q VC me recomenda?

    ResponderExcluir
  2. Se você tem um cabelo repicado isso complica, pois terá pontas em várias camadas do cabelo. Terá que cortar curto, acima do repicado. Ou tentar um corte bordado.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Comenta, gata!