Páginas

sábado, 7 de maio de 2011

Não Tire Suas Cutículas!

Sempre ouvi da minha avó e da minha tia-avó que quanto mais você tirava as cutículas, mais elas cresciam. Em contrapartida, também ouvia de muita gente que era feio unha pintada com cutículas. Logo, aos 12 aninhos, comprei meu primeiro alicate e, mesmo tendo uma cutícula finíssima, danei a trucidar a pobrezinha.
Vocês já viram uma cicatriz? Quando uma pele é lesionada, ela se regenera naquele local ficando mais grossa e resistente, com um aspecto diferente de pele que nunca sofreu lesão. No caso da cutícula, quanto mais você tira, mais grossa e dura fica a pele que nasce, porque o corpo entende que precisa se proteger. Então, quanto mais você tira, mais feia ela ficará quando você parar.
Eu perdia muito tempo fazendo as unhas, sofria muito pra tirar as cutículas e NUNCA ficava bonito do jeito que eu queria. Aí comecei a ler nuns blogs sobre hidratá-las para melhorar o aspecto e progressivamente parar de extraí-las. Resolvi tentar.
A primeira coisa que fiz foi não parar de uma vez. Mas parei de tirar tudo. Quando ia fazer as unhas tirava só o excesso, mas sempre deixava um pouco de cutícula ali, bem empurradinha. Quando tomava banho e passava hidratante no corpo, já dava uma besuntadinha nas mãos. E também passava óleo secante antes de dormir. Aí que as cutículas começaram a ficar hidratadinhas, e eu parei de tirar o excesso semanalmente, passando a só tirar de 15 em 15 dias. Depois, descobri o milagre dos milagres: Mira-Cuticle, da Avon. Quando passei a usar, parei de tirar até os excessos da cutícula. Sério, gente, é tudo de bom!
Ele sozinho não fará milagres, mas se junto com ele você continuar besuntando suas mãos com hidratante depois do banho... MILAGRE!
Há um ano e meio que não tiro mais as cutículas, apenas deixando-as de molho de 15 em 15 dias, empurrando com a espátula e hidratando-as. E olha só que gracinha que elas são:


Por isso sou mais uma a levantar a bandeira para as moças do meu Brasil pararem de trucidar e mutilar as próprias mãos.

6 comentários:

  1. Sério que vc conseguiu essa proeza? Se eu tivesse realmente parado na primeira vez que me propus não tirar mais cuticulas, já estaria uns dois anos sem alicate na vida!

    Mas como sempre caio em tentação...

    Quem sabe crio coragem! Estou tentando de novo! Vou completar TRES semanas sem tirar e isso é uma vitória!! rsrs

    Meu arsenal de guerra já consta com cerinha da Granado, mira-cuticle, óleo de cravo, óleo de rosa mosqueta, hidratante de cuticulas da avon... ou seja, só falta MESMO a boa vontade!

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Gata, você ainda tem mais chances de se livrar desse mal do que eu, que só usei o da Avon e um óleo secante, e olhe lá!!!

    Mas depois de um tempo, o uso dos produtos vira hábito igual escovar os dentes. Já teve gente morrendo de rir de mim passando o hidratante da Avon em pleno ponto de ônibus!!!


    To com você nessa!!! Bjão!

    ResponderExcluir
  3. Meninas este negocio de tirar cuticula é costume nacional, em outros paises como EUA elas nao tiram a cuticula. Acho que a cuticula é protecao, sera que nao tirasemos nao evitariamos tantos problemas na unha? Vou tentar parar de tirar tambem.

    ResponderExcluir
  4. Eu odeio fazer unhas na manicure, porque não adianta pedir pra não tirar as cutículas! Sempre acabava sangrando, porque minhas cutículas são mínimas, nunca tirei e não gostava da ideia de mexer nelas. Quando fiz estágio em hospital, vi que elas são nossa proteção contra a infinidade de doenças que apareciam diariamente. É só hidratar sempre, e fica bonito e saudável!

    ResponderExcluir
  5. Não tiro mais as minhas cutículas é muito mais saudável! Uso o redutor de cutículas da Sally Hansen e em 15 segundos adeus cutículas, e ele é tudo que promete mesmo! Vcs podem comprar aqui:

    http://addictgirls.tanlup.com/product/instant-cuticle-remover-da-sally-hansen

    ResponderExcluir
  6. Haha... Dois dias depois do comentário eu tirei as cuticulas de novo pq precisava ir a um casamento e estavam medonhas.
    Mas sigo sem tirar desde esse dia, e como estou cuidando direitinho, estão até bonitinhas!

    Beijos

    ResponderExcluir

Gostou do post? Comenta, gata!